Para que vocês possam estar desfrutando plenamente do conteúdo do blog,
será necessária a instalação do K-Lite Codec Pack Mega,QT Lite e Real Altenative.
(As versões mais recentes do K-Lite compatíveis com o Windows 10, dispensam a instalação do QT Lite e do Real Alternative)
Eles são pacotes de codecs que permitirão que o seu player toque praticamente qualquer tipo de arquivo de áudio e vídeo existente na internet,exceto alguns poucos formatos desconhecidos e/ou impopulares.O K-Lite cobre a maior parte,o QT Lite estende a cobertura para os formatos do Quicktime da Apple(.3gp,3gpp,.mov e etc.) e o Real Alternative estende a cobertura para os formatos do Real Player(.rm,.rmvb,.ra e etc.).
Obs.1:É necessário ser o Administrador do computador para poder realizar a instalação sem restrições.
Obs.2:Esse tutorial se aplica a quem tiver o Windows 98/2000/XP/Vista/7/8,apesar de eu ter tido problemas configurando o QT Lite em um PC com Windows 7 que eu estava consertando,ele funciona da maneira esperada.
1º-Se você estiver usando o Windows 7/8/10, baixe o K-Lite Codec Pack Mega 16.5.3, se for o XP SP3 baixe o K-Lite Codec Pack Mega 13.8.5, caso você esteja usando Windows 98 ou estiver com problemas para instalar a versão 13.8.5 no XP, aliás este problema pode ser resolvido atualizando pro XP SP3 se eu não me engano, mas se os problemas persistirem instale a versão 7.7.0 mesmo, se os problemas persistirem, baixe versões anteriores a 7.7.0 como a 4.9.0, aqui.
Obs.1:Esse tutorial foi feito com base na versão 7.7.0 em um PC com Windows 7,usuários do XP não deverão ter problemas pois o processo de instalação é praticamente o mesmo, caso contrário instale a 4.9.0,que provavelmente funcionará com a diferença de alguns recursos a menos.
Obs.2: As versões mais recentes pra Windows 10 já contam com perfis pré-configurados que praticamente dispensam a interação do usuário durante a instalação como mostrado nesse tutorial das versões antigas e os mesmos cobrem a maioria das necessidades e situações, sendo necessário apenas que o usuário faça configurações menores/afinamento na pós instalação, lá por volta do passo 35 deste tutorial.
Obs.3:Se você já tiver outro pacote de codecs instalado, desinstale-o para evitar conflitos.
Obs.3:Se você já tiver outro pacote de codecs instalado, desinstale-o para evitar conflitos.
2º-Vá na pasta que você escolheu salvar o arquivo e dê duplo-clique nele.(Para ver as fotos em tamanho maior basta clicar nelas,porque alguns detalhes eu estarei explicando nas fotos.)
3º-Como eu disse antes,é necessário desinstalar outros pacotes de codecs para evitar conflitos,no meu caso o K-Lite detectou um conflito e me alertou,eu optei por desativar o codec xvid antigo porque o K-Lite detectou a falta de um arquivo importante(eu escolhi assim porque de qualquer forma eu iria instalar o xvid de novo).O ideal é evitar conflitos portanto desinstale qualquer pacote de codec(inclusive o próprio K-Lite e suas versões anteriores ou mesmo futuras) antes de iniciar essa instalação.
4º-Na janela que aparecer clique em "Next".(Se você souber ler inglês,você pode clicar no botão "Help" em qualquer página durante a instalação para obter informações mais detalhadas sobre os itens da respectiva página e eventualmente arriscar suas próprias configurações,mas não se esqueça que algumas configurações só poderão ser alteradas com a desinstalação e reinstalação do pacote.)
5º-Marque "Advanced Install" e clique em "Next".
6º-Confira se o caminho da instalação está correto,apontando para "C:\Program Files\K-Lite Codec Pack" ou então "C:\Arquivos de programas\K-Lite Codec Pack" e é claro sem as aspas,clique em "Next".
7º-Selecione o perfil Nº7(Profile 7:Lots of Stuff),ele é o padrão mais completo(pesa em torno de 65MB) porém ainda não é o suficiente,nós vamos customizá-lo.
8º-Em "Media Player Classic" marque o "Home Cinema versão 1.5.3",em "Xvid MPEG-4" marque o "ffdshow"(eu prefiro esse,mas nesse caso se você quiser pode escolher o "Xvid 1.3.2").
9º-Descendo mais um pouco,mais opções vão surgindo,em "H.264" marque "LAV",em "MPEG-2" e "DVD" marque "DScaler5",em "VC-1" marque "ffdshow(wmv9)".
10º-Continue descendo,em "Other Video Formats[ffdshow]" marque "MS MPEG-4".
11º-Em "AC3" marque "AC3Filter",em "DTS" marque "ffdshow(libdts)" e se quiser poder marcar "AC3Filter" nesse também,em "LPCM" marque "AC3Filter".
12º-Em "Vorbis" marque "CoreVorbis",em "AAC" marque "MONOGRAM".
13º-Em "Process Uncompressed Audio(PCM)" marque "AC3Filter".
14º-Em "AVI splitter" marque "Gabest".
15º-Marque a caixa "CDXA Reader",confira se a caixa do "DirectVobSub" está marcada um pouco mais a baixo,ele é necessário para as legendas.
16º-Em "VFW video codecs" marque a caixa do "DivX 3.11".
17º-Em "ACM audio codecs" marque a caixa do "Vorbis".
18º-Já no final da lista,marque o "GSpot Codec Information Appliance",quando você clicar em "Next" uma mensagem sobre a possibilidade do "GSpot Codec Information Appliance" ser descontinuado nas versões seguintes aparecerá,clique "OK".
19º-Se você quiser que uma pasta do K-Lite seja criada no menu iniciar,clique "Next",caso contrário marque a caixa "Don't create a Start Menu folder" e então clique "Next".(Apesar de que a pasta é necessária para se ter acesso rápido as configurações dos componentes do K-Lite)
20º-Na página seguinte,marque "Reset all settings to their defaults",em "Additional shortcuts for Media Player Classic" marque "Desktop",em "ffdshow configuration" marque "Enable processing of raw video" e "Include DXVA video decoder".
21º-Mais para baixo em "Media Player Classic Configuration" escolha entre "VMR-9(renderless)"(se você tiver o DirectX 9.0c instalado) ou "VMR-7(windowed)",mais embaixo marque "Use high resolution rendering" em "Use internal subtitle renderer".
Obs.:Na foto eu falei sobre as legendas não aparecerem,porque no meu PC eu passei por isso um tempo atrás,esse é um problema relacionado com erro na configuração tanto durante a instalação quanto na fase de configuração pós-instalação que pode ser resolvido sem problemas.E quanto as legendas duplicadas tem haver com a instalação do DirectVobSub que faz exatamente a mesma função do renderizador de legendas interno do Media Player Classic.
22º-Descendo mais um pouco,marque "Enable internal MPEG-2 Decoder",marque "Enable on-screen display(OSD)",marque "Install languange files for MPC".
23º-Chegando no final,em "Tweaks" > "[Subtitles]" > "Allow animated effects(with buffering)",marque o "[Mediainfo]" logo abaixo se não estiver marcado.Clique em "Next".
24º-Na página seguinte,marque "Enable internal decoder for H.264 video" e clique "Next".
Obs.:No aviso da foto diz o seguinte:
"Decoders DXVA usam a sua placa de vídeo(GPU) para fazer a maior parte do trabalho de decodificação.Isso resulta em um uso significativamente menor da CPU."
"Se o seu computador for de 2008 ou mais novo,então é bem provável que ele suporte DXVA.Se por alguma razão o DXVA não puder ser usado,então o Media Player Classic irá automaticamente procurar um decoder externo para o vídeo.Então você pode ativá-lo sem medo mesmo que você não saiba ou não tenha certeza se seu computador suporta DXVA."
"Em algumas situações o DXVA pode causar problemas de reprodução,então nós recomendamos que você use-o com cautela.Esses problemas geralmente são causados por drivers de vídeo bugados(malfeitos).Se você tiver problemas,a primeira coisa a se fazer é tentar atualizar os driver da sua placa de vídeo.Se isso não funcionar,desative os decoder DXVA internos nas opções do Media Player Classic."
25º-Agora nós vamos fazer a associação de arquivos com os players(Media Player Classic que vai ser instalado e Windows Media Player),marque as 2 caixas,clique "Next".
26º-O ideal é que a maior parte dos arquivos de vídeo fiquem associados com o Media Player Classic e a maior parte dos arquivos de áudio fiquem associados com o Windows Media.Portanto do lado dos vídeos desmarque (.avi) e do lado dos audios marque WavPack(.wv).
27º-Descendo,nos vídeos em "MPEG" desmarque (.mpeg) e (.mpg),nos audios em "Musepack" desmarque (.mpc).Continue descendo.
28º-Em Windows Media do lado dos vídeos desmarque (.wmv) e (.asf),do lado dos audios em "Playlist file extension" marque (.mpcpl).Clique em "Next".
29º-Agora vem as associações dos Windows Media,basicamente a marcação será espelhada,marque AVI (.avi) nos videos e desmarque o WavPack (.wv) nos audios.
30º-Descendo,em MPEG marque (.mpeg) e (.mpg),depois desmarque (.mpc) em Musepack do lado dos audios.
31º-Do lado dos vídeos marque (.wmv) e (.asf) em Windows Media,do lado dos audios marque (.pls) e (.m3u) em "Playlist file extensions".Clique em "Next".
32º-Nessa página você pode escolher os arquivos os quais você quer que sejam geradas miniaturas de pré-visualização no modo de visualização de miniaturas do Windows,na foto abaixo eu marquei a configuração que costumo usar,para gerar miniaturas para os formatos mais comuns de se achar na net,mas eu recomendo para quem tem computadores mais lentos macar um numero menor de arquivos dando preferência para os formatos (.avi),(.mp4),(.wmv),(.flv),(.mpg) e (.rmvb).
33º-Nessa página você pode escolher quantos canais de audio os decoders irão ter,essa configuração é relativa,vai depender da sua placa de som(se ela tem saidas o suficiente e/ou oferece suporte para essas configurações),se você tem caixas o suficiente e etc.Mas para maioria das pessoas serve as configurações Estéreo(2.0) ou Same as input(número de canais é definido pelo arquivo em execução).
34º-Confira com bastante atenção,as configurações feitas até agora nessa página,porque algumas configurações são irreversíveis depois(para resetar tem de reinstalar o pacote do zero).Depois de conferir,clique em "Install".
35º-Depois de todo o processo de instalação,na ultima tela,marque todas as caixas.Clique em "Finish".
36º-Vamos começar configurar nessa ordem ffdshow audio decoder,AC3Filter,ffdshow video decoder,Win7DSFilterTweaker(pra quem instalou no Windows 7),Media Player Classic e DirectVobSub.
37º-No menu Tray&Opções de diálogo,nos icones de tray escolha a opção modern(os ícones coloridos são mais visíveis),mais embaixo marque a caixa Add internal filters to player's stream/languanges menu,em Configurações de diálogo marque a caixa Restaurar posição e escolha o idioma Brazilian Portuguese,depois clique em Apply.
38º-No menu Stream Switcher,marque Enable.(Com essa função ativada será possível que vocês alternem entre as faixas de audio de um arquivo dual audio(em 2 idiomas) que eu eventualmente estarei postando aqui na biblioteca e também bastante comum na net.É possível também depois ativar a opção aqui,alternar o audio através dos ícones que irão aparecer no tray todas vezes que você rodar um vídeo com o clique direito.)
39º-Em Opções de imagem > Processing > Floating point to integer conversion marque "Dithering" e em "Noise shaping" escolha "Light".Clique em "Apply".
40º-Marque a caixa do menu Dolby decoder,ainda no mesmo menu marque a caixa "Apply Dolby Pro Logic II decoding to all stereo source".Clique em "Apply".
41º-Marque a caixa no menu Volume,ainda no menu Volume marque as caixas "Regain volume" e "Show current volume levels",depois clique em "Apply".
42º-Vá direto para o final da lista de menus,em Output marque as caixas com as setas vermelhas na foto.A seta azul marca a única caixa a permanecer marcada em caso de ser necessária alguma reconfiguração posterior devido á ausência de audio durante a reprodução ou qualquer outro problema de áudio.Clique em "OK".
(Esse método é uma solução em si e também ajuda a rastrear a causa de outros problemas.)
43º-Agora vamos configurar o AC3Filter,na guia "Main",em "Output Format" você pode escolher quantos canais o audio processado pelo AC3Filter terá(configuração semelhante aquela da instalação do K-Lite,que pode ser igual a do K-Lite ou diferente porque aquela configuração de antes dizia respeito ao ffdshow e agora nós estamos configurando o AC3Filter),em "Rate" escolha entre 44100 e 48000Hz e em "Format" escolha entre PCM 16,24 ou 32bits(se você quiser melhor qualidade escolha valores maiores,mas não se esqueça valores maiores = uso de CPU maior),clique em Aplicar.
44º-Na guia System,você pode ver quais tipos de audio estão associados com o AC3Filter,como por exemplo quando você inserir um DVD de filme no PC,o audio dele será tratado pelo AC3Filter e será possível inclusive que você faça modificações nas configurações durante a reprodução e veja os resultados em tempo real.O mesmo vale para o ffdshow é claro.Clique em "OK".
45º-Agora é a vez do ffdshow video decoder.
46º-No menu Tray&Opções de diálogo,nos icones de tray escolha a opção modern(os ícones coloridos são mais visíveis),mais embaixo marque a caixa Add internal filters to player's stream/languanges menu,em Configurações de diálogo marque a caixa Restaurar posição e escolha o idioma Brazilian Portuguese,depois clique em Apply.
47º-Marque a caixa do menu Legendas,clique em "Apply".
48º-Em Legendas > Placement,marque as caixas "Maintain outside text inside the picture" e "Use movie dimension instead of ASS script information",depois clique em Apply.
49º-Em Legendas > BluRay&DVD,em Preferred Languages escolha Português nos 2 campos,mais embaixo marque a caixa "Obey positional settings from subtitle placement tab".Clique em "OK".
(A etapa abaixo só se aplica a quem tem Windows 7,
os demais podem avançar para a 55º passo.)
50º-Na janela do Win7DSFilterTweaker,clique em Preferred Decoders.
51º-Em 32bit decoder > H.264 marque ffdshow(DXVA),em XVID marque ffdshow,DIVX marque ffdshow,em MP4V marque MPCVideoDec,continue descendo.
52º-Em MPEG-2 marque DScaler5,em WMVA marque ffdshow,em MJPEG marque ffdshow,continue descendo.
53º-Em AAC marque Monogram,LATM AAC marque Monogram,clique em Apply&Close.
54º-Clique em "Exit".
55º-Agora vamos configurar o Media Player Classic,abra o Media Player Classic.
56º-Aperte a tecla O para abrir as opções,no menu Tocador marque as caixas "Ajustar as bordas da área de trabalho" e "Salvar as configurações em arquivo .ini",mais embaixo em Histórico você pode ativar o registro dos arquivos abertos no histórico(o que possibilitará que o player se lembre em que parte do filme você parou,seja arquivo ou DVD e permitirá o acesso rápido aos arquivos que já foram reproduzidos através do menu Arquivo > Arquivos Recentes),apesar que a falta dessa função não impedirá o player de lembrar o posicionamento e o tamanho da janela antes de ser fechado.Clique em Aplicar.
57º-No menu Teclas,estão listados todos os atalhos de teclado do Media Player Classic.
58º-No menu Logo,você pode escolher um plano de fundo padrão para o seu player(clicando em Interno) ou personalizá-lo com uma foto do seu computador(clicando em Externo e depois em Procurar...),depois de trocar o fundo(ou não) clique em Aplicar.
59º-Em Reprodução > Formatos,(quem tiver o windows 7,vai ver um botão escrito Modificar com um escudo em vez dos 3 botões(audio,video,todos),clique nele e autorize a modificação) na lista de associação de arquivo marque Real Script(.rt,.rp,.smi,.smil),marque VideoCD(.dat),marque RatDVD(.ratdvd),marque Smacker/Bink Video(.smk,.bik),marque FLIC Animation(.fli,.flc,.flic),marque DirectShow Media(.dsm,.dsv,.dsa,.dss),marque Shockwave Flash(.swf),em "Gerenciador de protocolo de transmissão em tempo real" marque o Quicktime,em Menu contextual do Explorer marque as 2 caixas e clique em Aplicar.
60º-Em Reprodução > DVD/OGM,em "Idioma favorito para os menus de DVD" selecione Portuguese(Brazil) nos 3 campos.Clique em "Aplicar".
61º-Em Reprodução > Saída,em Vídeo Directshow escolha entre VMR-9(sem render) se você tiver Windows XP ou superior com DirectX9 e Direct3D por hardware(e também é necessário que a profundidade de cor da área de trabalho esteja configurada para True Color) e VMR-7(sem render) se você tiver Windows XP e Direct3D por hardware,se nenhum dos 2 funcionar direito no seu computador tente VMR-9(janela) e VMR-7(janela) e se em ultimo caso eles não funcionarem experimente o Renderizador Haali ou Overlay Mixer(essa opção não permitirá a captura de frames).
Quem tiver o Windows 2000 tem a opção do Renderizador Antigo.Se nada der definitivamente certo ainda restará o Padrão do sistema(mas qualquer problema que você possa ter,poderá com certeza ser resolvido através da atualização do DirectX(sempre para a versão mais recente disponível),com a configuração correta deste menu e com a atualização dos drivers da sua placa de vídeo e as vezes de som também.).
Continuando,em Vídeo RealMedia e em Vídeo QuickTime marque DirectX9,se você não tiver o DX9 então escolha DX7(se você não tiver tente atualizá-lo,o DX9 é 1000 vezes melhor,quem tem Windows 7 provavelmente tem o DX11 que é ainda melhor).
Em "Configurar VMR-7/9(sem render)" no campo Superfície escolha "3D Surfaces(recommended)".
Clique em Aplicar.
62º-No menu Legendas,em Opções de textura > Sub telas para serem armazenadas em buffer aumente para 5.
Nesse menu também tem umas dicas que vale a pena dar atenção também.
63º-Em Legendas > Estilo Pré-determinado,você pode escolher a fonte,cores,tamanho e posicionamento de legenda entre outras coisas.
Apesar que você precisará desativar as legendas do Media Player Classic porque o DirectVobSub é melhor,no menu Reproduzir(do lado de Exibir no topo do player),em Legendas desmarque Ativar.
A função de legendas do player é opcional e só servirá quando o DirectVobSub falhar,se falhar.Clique em OK e feche o Media Player Classic.
64º-Agora o finalmente o DirectVobSub,na guia Main,em Text settings clique no botão escrito Arial.
65º-Uma janela semelhante a configuração de legendas do Media Player Classic aparecerá(a unica diferença entre elas é que essa está em inglês).Eu recomendo que você modifique a fonte e as cores de uma das duas opções(Media Player Classic e DirectVobSub) para poder diferenciá-las na hora da reprodução e assim saber em qual dos programas está qualquer problema de configuração que você possa ter no futuro.
Clique em OK.
66º-Na guia Paths,você pode predefinir caminhos nos quais o DirectVobSub tentará descobrir arquivos de legendas(.srt,.ass,.sub,etc.) e claro precisam ter o mesmo nome do arquivo de vídeo a que ela pertence para serem detectadas(o ideal é que elas fiquem na mesma pasta do vídeo,porque o DirectVobSub já vem configurado para encontrar arquivos na mesma pasta do vídeo(caminhos relativos ".",".\subtitles" sem as aspas é claro),enfim na foto eu dou mais detalhes),apesar de que a maior parte dos vídeos que eu estarei postando aqui e que você geralmente acha na net são videos com legendas já incorporadas(embeded) que se encaixam em duas categorias:Hardsub(as legendas são inseridas de modo permanente,diretamente no vídeo,não oferecem a opção de alternar legendas durante a reprodução e nem podem ser extraídas para modificações e correções.A vantagem é que vários formatos podem ser legendados no modo Hardsub) e Softsub(as legendas são inseridas no arquivo de um modo semelhante aos arquivos dual audio(2 ou mais faixas de audio),com um espaço próprio para ela sendo possível inserir mais de uma legenda e alternar entre elas,sendo possível também extraí-las,modificá-las e reinseri-las de volta no vídeo.A única desvantagem é que poucos formatos de arquivo dão suporte á essa função).
Ufaaa!Até que enfim terminei esse tutorial!!
Mas para o bem da saúde mental de todos nós,essas configurações só precisam ser feitas uma vez.Eu uso o K-Lite a mais de 8 anos e só tive de fazer algumas poucas correções de configuração conforme eu fui atualizando meu PC(software e hardware),poucos formatos não rodaram(algo que um conversor de vídeo pode resolver,se o arquivo não estiver danificado ou com a extensão errada é claro,as vezes as pessoas mudam a extensão do arquivo sem querer e isso inutiliza o arquivo),enfim uma ótima ferramenta.
Antes de começar a usar o K-Lite,eu recomendo que você leia os tutoriais do QT Lite e o Real Alternative,para obter uma cobertura mais completa dos formatos de mídia e evitar transtornos depois.
Vale a pena dar uma checada também no tutorial sobre o WinRAR,lá eu vou estar ensinando como instalar o programa,extrair arquivos e como lidar com arquivos divididos em partes.
3º-Como eu disse antes,é necessário desinstalar outros pacotes de codecs para evitar conflitos,no meu caso o K-Lite detectou um conflito e me alertou,eu optei por desativar o codec xvid antigo porque o K-Lite detectou a falta de um arquivo importante(eu escolhi assim porque de qualquer forma eu iria instalar o xvid de novo).O ideal é evitar conflitos portanto desinstale qualquer pacote de codec(inclusive o próprio K-Lite e suas versões anteriores ou mesmo futuras) antes de iniciar essa instalação.
4º-Na janela que aparecer clique em "Next".(Se você souber ler inglês,você pode clicar no botão "Help" em qualquer página durante a instalação para obter informações mais detalhadas sobre os itens da respectiva página e eventualmente arriscar suas próprias configurações,mas não se esqueça que algumas configurações só poderão ser alteradas com a desinstalação e reinstalação do pacote.)
5º-Marque "Advanced Install" e clique em "Next".
6º-Confira se o caminho da instalação está correto,apontando para "C:\Program Files\K-Lite Codec Pack" ou então "C:\Arquivos de programas\K-Lite Codec Pack" e é claro sem as aspas,clique em "Next".
7º-Selecione o perfil Nº7(Profile 7:Lots of Stuff),ele é o padrão mais completo(pesa em torno de 65MB) porém ainda não é o suficiente,nós vamos customizá-lo.
8º-Em "Media Player Classic" marque o "Home Cinema versão 1.5.3",em "Xvid MPEG-4" marque o "ffdshow"(eu prefiro esse,mas nesse caso se você quiser pode escolher o "Xvid 1.3.2").
9º-Descendo mais um pouco,mais opções vão surgindo,em "H.264" marque "LAV",em "MPEG-2" e "DVD" marque "DScaler5",em "VC-1" marque "ffdshow(wmv9)".
10º-Continue descendo,em "Other Video Formats[ffdshow]" marque "MS MPEG-4".
11º-Em "AC3" marque "AC3Filter",em "DTS" marque "ffdshow(libdts)" e se quiser poder marcar "AC3Filter" nesse também,em "LPCM" marque "AC3Filter".
12º-Em "Vorbis" marque "CoreVorbis",em "AAC" marque "MONOGRAM".
13º-Em "Process Uncompressed Audio(PCM)" marque "AC3Filter".
14º-Em "AVI splitter" marque "Gabest".
15º-Marque a caixa "CDXA Reader",confira se a caixa do "DirectVobSub" está marcada um pouco mais a baixo,ele é necessário para as legendas.
16º-Em "VFW video codecs" marque a caixa do "DivX 3.11".
17º-Em "ACM audio codecs" marque a caixa do "Vorbis".
18º-Já no final da lista,marque o "GSpot Codec Information Appliance",quando você clicar em "Next" uma mensagem sobre a possibilidade do "GSpot Codec Information Appliance" ser descontinuado nas versões seguintes aparecerá,clique "OK".
19º-Se você quiser que uma pasta do K-Lite seja criada no menu iniciar,clique "Next",caso contrário marque a caixa "Don't create a Start Menu folder" e então clique "Next".(Apesar de que a pasta é necessária para se ter acesso rápido as configurações dos componentes do K-Lite)
20º-Na página seguinte,marque "Reset all settings to their defaults",em "Additional shortcuts for Media Player Classic" marque "Desktop",em "ffdshow configuration" marque "Enable processing of raw video" e "Include DXVA video decoder".
21º-Mais para baixo em "Media Player Classic Configuration" escolha entre "VMR-9(renderless)"(se você tiver o DirectX 9.0c instalado) ou "VMR-7(windowed)",mais embaixo marque "Use high resolution rendering" em "Use internal subtitle renderer".
Obs.:Na foto eu falei sobre as legendas não aparecerem,porque no meu PC eu passei por isso um tempo atrás,esse é um problema relacionado com erro na configuração tanto durante a instalação quanto na fase de configuração pós-instalação que pode ser resolvido sem problemas.E quanto as legendas duplicadas tem haver com a instalação do DirectVobSub que faz exatamente a mesma função do renderizador de legendas interno do Media Player Classic.
22º-Descendo mais um pouco,marque "Enable internal MPEG-2 Decoder",marque "Enable on-screen display(OSD)",marque "Install languange files for MPC".
23º-Chegando no final,em "Tweaks" > "[Subtitles]" > "Allow animated effects(with buffering)",marque o "[Mediainfo]" logo abaixo se não estiver marcado.Clique em "Next".
24º-Na página seguinte,marque "Enable internal decoder for H.264 video" e clique "Next".
Obs.:No aviso da foto diz o seguinte:
"Decoders DXVA usam a sua placa de vídeo(GPU) para fazer a maior parte do trabalho de decodificação.Isso resulta em um uso significativamente menor da CPU."
"Se o seu computador for de 2008 ou mais novo,então é bem provável que ele suporte DXVA.Se por alguma razão o DXVA não puder ser usado,então o Media Player Classic irá automaticamente procurar um decoder externo para o vídeo.Então você pode ativá-lo sem medo mesmo que você não saiba ou não tenha certeza se seu computador suporta DXVA."
"Em algumas situações o DXVA pode causar problemas de reprodução,então nós recomendamos que você use-o com cautela.Esses problemas geralmente são causados por drivers de vídeo bugados(malfeitos).Se você tiver problemas,a primeira coisa a se fazer é tentar atualizar os driver da sua placa de vídeo.Se isso não funcionar,desative os decoder DXVA internos nas opções do Media Player Classic."
25º-Agora nós vamos fazer a associação de arquivos com os players(Media Player Classic que vai ser instalado e Windows Media Player),marque as 2 caixas,clique "Next".
26º-O ideal é que a maior parte dos arquivos de vídeo fiquem associados com o Media Player Classic e a maior parte dos arquivos de áudio fiquem associados com o Windows Media.Portanto do lado dos vídeos desmarque (.avi) e do lado dos audios marque WavPack(.wv).
27º-Descendo,nos vídeos em "MPEG" desmarque (.mpeg) e (.mpg),nos audios em "Musepack" desmarque (.mpc).Continue descendo.
28º-Em Windows Media do lado dos vídeos desmarque (.wmv) e (.asf),do lado dos audios em "Playlist file extension" marque (.mpcpl).Clique em "Next".
29º-Agora vem as associações dos Windows Media,basicamente a marcação será espelhada,marque AVI (.avi) nos videos e desmarque o WavPack (.wv) nos audios.
30º-Descendo,em MPEG marque (.mpeg) e (.mpg),depois desmarque (.mpc) em Musepack do lado dos audios.
31º-Do lado dos vídeos marque (.wmv) e (.asf) em Windows Media,do lado dos audios marque (.pls) e (.m3u) em "Playlist file extensions".Clique em "Next".
32º-Nessa página você pode escolher os arquivos os quais você quer que sejam geradas miniaturas de pré-visualização no modo de visualização de miniaturas do Windows,na foto abaixo eu marquei a configuração que costumo usar,para gerar miniaturas para os formatos mais comuns de se achar na net,mas eu recomendo para quem tem computadores mais lentos macar um numero menor de arquivos dando preferência para os formatos (.avi),(.mp4),(.wmv),(.flv),(.mpg) e (.rmvb).
33º-Nessa página você pode escolher quantos canais de audio os decoders irão ter,essa configuração é relativa,vai depender da sua placa de som(se ela tem saidas o suficiente e/ou oferece suporte para essas configurações),se você tem caixas o suficiente e etc.Mas para maioria das pessoas serve as configurações Estéreo(2.0) ou Same as input(número de canais é definido pelo arquivo em execução).
34º-Confira com bastante atenção,as configurações feitas até agora nessa página,porque algumas configurações são irreversíveis depois(para resetar tem de reinstalar o pacote do zero).Depois de conferir,clique em "Install".
35º-Depois de todo o processo de instalação,na ultima tela,marque todas as caixas.Clique em "Finish".
36º-Vamos começar configurar nessa ordem ffdshow audio decoder,AC3Filter,ffdshow video decoder,Win7DSFilterTweaker(pra quem instalou no Windows 7),Media Player Classic e DirectVobSub.
37º-No menu Tray&Opções de diálogo,nos icones de tray escolha a opção modern(os ícones coloridos são mais visíveis),mais embaixo marque a caixa Add internal filters to player's stream/languanges menu,em Configurações de diálogo marque a caixa Restaurar posição e escolha o idioma Brazilian Portuguese,depois clique em Apply.
38º-No menu Stream Switcher,marque Enable.(Com essa função ativada será possível que vocês alternem entre as faixas de audio de um arquivo dual audio(em 2 idiomas) que eu eventualmente estarei postando aqui na biblioteca e também bastante comum na net.É possível também depois ativar a opção aqui,alternar o audio através dos ícones que irão aparecer no tray todas vezes que você rodar um vídeo com o clique direito.)
39º-Em Opções de imagem > Processing > Floating point to integer conversion marque "Dithering" e em "Noise shaping" escolha "Light".Clique em "Apply".
40º-Marque a caixa do menu Dolby decoder,ainda no mesmo menu marque a caixa "Apply Dolby Pro Logic II decoding to all stereo source".Clique em "Apply".
41º-Marque a caixa no menu Volume,ainda no menu Volume marque as caixas "Regain volume" e "Show current volume levels",depois clique em "Apply".
42º-Vá direto para o final da lista de menus,em Output marque as caixas com as setas vermelhas na foto.A seta azul marca a única caixa a permanecer marcada em caso de ser necessária alguma reconfiguração posterior devido á ausência de audio durante a reprodução ou qualquer outro problema de áudio.Clique em "OK".
(Esse método é uma solução em si e também ajuda a rastrear a causa de outros problemas.)
43º-Agora vamos configurar o AC3Filter,na guia "Main",em "Output Format" você pode escolher quantos canais o audio processado pelo AC3Filter terá(configuração semelhante aquela da instalação do K-Lite,que pode ser igual a do K-Lite ou diferente porque aquela configuração de antes dizia respeito ao ffdshow e agora nós estamos configurando o AC3Filter),em "Rate" escolha entre 44100 e 48000Hz e em "Format" escolha entre PCM 16,24 ou 32bits(se você quiser melhor qualidade escolha valores maiores,mas não se esqueça valores maiores = uso de CPU maior),clique em Aplicar.
44º-Na guia System,você pode ver quais tipos de audio estão associados com o AC3Filter,como por exemplo quando você inserir um DVD de filme no PC,o audio dele será tratado pelo AC3Filter e será possível inclusive que você faça modificações nas configurações durante a reprodução e veja os resultados em tempo real.O mesmo vale para o ffdshow é claro.Clique em "OK".
45º-Agora é a vez do ffdshow video decoder.
46º-No menu Tray&Opções de diálogo,nos icones de tray escolha a opção modern(os ícones coloridos são mais visíveis),mais embaixo marque a caixa Add internal filters to player's stream/languanges menu,em Configurações de diálogo marque a caixa Restaurar posição e escolha o idioma Brazilian Portuguese,depois clique em Apply.
47º-Marque a caixa do menu Legendas,clique em "Apply".
48º-Em Legendas > Placement,marque as caixas "Maintain outside text inside the picture" e "Use movie dimension instead of ASS script information",depois clique em Apply.
49º-Em Legendas > BluRay&DVD,em Preferred Languages escolha Português nos 2 campos,mais embaixo marque a caixa "Obey positional settings from subtitle placement tab".Clique em "OK".
(A etapa abaixo só se aplica a quem tem Windows 7,
os demais podem avançar para a 55º passo.)
50º-Na janela do Win7DSFilterTweaker,clique em Preferred Decoders.
51º-Em 32bit decoder > H.264 marque ffdshow(DXVA),em XVID marque ffdshow,DIVX marque ffdshow,em MP4V marque MPCVideoDec,continue descendo.
52º-Em MPEG-2 marque DScaler5,em WMVA marque ffdshow,em MJPEG marque ffdshow,continue descendo.
53º-Em AAC marque Monogram,LATM AAC marque Monogram,clique em Apply&Close.
54º-Clique em "Exit".
55º-Agora vamos configurar o Media Player Classic,abra o Media Player Classic.
56º-Aperte a tecla O para abrir as opções,no menu Tocador marque as caixas "Ajustar as bordas da área de trabalho" e "Salvar as configurações em arquivo .ini",mais embaixo em Histórico você pode ativar o registro dos arquivos abertos no histórico(o que possibilitará que o player se lembre em que parte do filme você parou,seja arquivo ou DVD e permitirá o acesso rápido aos arquivos que já foram reproduzidos através do menu Arquivo > Arquivos Recentes),apesar que a falta dessa função não impedirá o player de lembrar o posicionamento e o tamanho da janela antes de ser fechado.Clique em Aplicar.
57º-No menu Teclas,estão listados todos os atalhos de teclado do Media Player Classic.
58º-No menu Logo,você pode escolher um plano de fundo padrão para o seu player(clicando em Interno) ou personalizá-lo com uma foto do seu computador(clicando em Externo e depois em Procurar...),depois de trocar o fundo(ou não) clique em Aplicar.
59º-Em Reprodução > Formatos,(quem tiver o windows 7,vai ver um botão escrito Modificar com um escudo em vez dos 3 botões(audio,video,todos),clique nele e autorize a modificação) na lista de associação de arquivo marque Real Script(.rt,.rp,.smi,.smil),marque VideoCD(.dat),marque RatDVD(.ratdvd),marque Smacker/Bink Video(.smk,.bik),marque FLIC Animation(.fli,.flc,.flic),marque DirectShow Media(.dsm,.dsv,.dsa,.dss),marque Shockwave Flash(.swf),em "Gerenciador de protocolo de transmissão em tempo real" marque o Quicktime,em Menu contextual do Explorer marque as 2 caixas e clique em Aplicar.
60º-Em Reprodução > DVD/OGM,em "Idioma favorito para os menus de DVD" selecione Portuguese(Brazil) nos 3 campos.Clique em "Aplicar".
61º-Em Reprodução > Saída,em Vídeo Directshow escolha entre VMR-9(sem render) se você tiver Windows XP ou superior com DirectX9 e Direct3D por hardware(e também é necessário que a profundidade de cor da área de trabalho esteja configurada para True Color) e VMR-7(sem render) se você tiver Windows XP e Direct3D por hardware,se nenhum dos 2 funcionar direito no seu computador tente VMR-9(janela) e VMR-7(janela) e se em ultimo caso eles não funcionarem experimente o Renderizador Haali ou Overlay Mixer(essa opção não permitirá a captura de frames).
Quem tiver o Windows 2000 tem a opção do Renderizador Antigo.Se nada der definitivamente certo ainda restará o Padrão do sistema(mas qualquer problema que você possa ter,poderá com certeza ser resolvido através da atualização do DirectX(sempre para a versão mais recente disponível),com a configuração correta deste menu e com a atualização dos drivers da sua placa de vídeo e as vezes de som também.).
Continuando,em Vídeo RealMedia e em Vídeo QuickTime marque DirectX9,se você não tiver o DX9 então escolha DX7(se você não tiver tente atualizá-lo,o DX9 é 1000 vezes melhor,quem tem Windows 7 provavelmente tem o DX11 que é ainda melhor).
Em "Configurar VMR-7/9(sem render)" no campo Superfície escolha "3D Surfaces(recommended)".
Clique em Aplicar.
62º-No menu Legendas,em Opções de textura > Sub telas para serem armazenadas em buffer aumente para 5.
Nesse menu também tem umas dicas que vale a pena dar atenção também.
63º-Em Legendas > Estilo Pré-determinado,você pode escolher a fonte,cores,tamanho e posicionamento de legenda entre outras coisas.
Apesar que você precisará desativar as legendas do Media Player Classic porque o DirectVobSub é melhor,no menu Reproduzir(do lado de Exibir no topo do player),em Legendas desmarque Ativar.
A função de legendas do player é opcional e só servirá quando o DirectVobSub falhar,se falhar.Clique em OK e feche o Media Player Classic.
64º-Agora o finalmente o DirectVobSub,na guia Main,em Text settings clique no botão escrito Arial.
65º-Uma janela semelhante a configuração de legendas do Media Player Classic aparecerá(a unica diferença entre elas é que essa está em inglês).Eu recomendo que você modifique a fonte e as cores de uma das duas opções(Media Player Classic e DirectVobSub) para poder diferenciá-las na hora da reprodução e assim saber em qual dos programas está qualquer problema de configuração que você possa ter no futuro.
Clique em OK.
66º-Na guia Paths,você pode predefinir caminhos nos quais o DirectVobSub tentará descobrir arquivos de legendas(.srt,.ass,.sub,etc.) e claro precisam ter o mesmo nome do arquivo de vídeo a que ela pertence para serem detectadas(o ideal é que elas fiquem na mesma pasta do vídeo,porque o DirectVobSub já vem configurado para encontrar arquivos na mesma pasta do vídeo(caminhos relativos ".",".\subtitles" sem as aspas é claro),enfim na foto eu dou mais detalhes),apesar de que a maior parte dos vídeos que eu estarei postando aqui e que você geralmente acha na net são videos com legendas já incorporadas(embeded) que se encaixam em duas categorias:Hardsub(as legendas são inseridas de modo permanente,diretamente no vídeo,não oferecem a opção de alternar legendas durante a reprodução e nem podem ser extraídas para modificações e correções.A vantagem é que vários formatos podem ser legendados no modo Hardsub) e Softsub(as legendas são inseridas no arquivo de um modo semelhante aos arquivos dual audio(2 ou mais faixas de audio),com um espaço próprio para ela sendo possível inserir mais de uma legenda e alternar entre elas,sendo possível também extraí-las,modificá-las e reinseri-las de volta no vídeo.A única desvantagem é que poucos formatos de arquivo dão suporte á essa função).
Ufaaa!Até que enfim terminei esse tutorial!!
Mas para o bem da saúde mental de todos nós,essas configurações só precisam ser feitas uma vez.Eu uso o K-Lite a mais de 8 anos e só tive de fazer algumas poucas correções de configuração conforme eu fui atualizando meu PC(software e hardware),poucos formatos não rodaram(algo que um conversor de vídeo pode resolver,se o arquivo não estiver danificado ou com a extensão errada é claro,as vezes as pessoas mudam a extensão do arquivo sem querer e isso inutiliza o arquivo),enfim uma ótima ferramenta.
Antes de começar a usar o K-Lite,eu recomendo que você leia os tutoriais do QT Lite e o Real Alternative,para obter uma cobertura mais completa dos formatos de mídia e evitar transtornos depois.
Vale a pena dar uma checada também no tutorial sobre o WinRAR,lá eu vou estar ensinando como instalar o programa,extrair arquivos e como lidar com arquivos divididos em partes.




































































Nenhum comentário:
Postar um comentário